31/10/2024

Nutricionista do Rosa e Amor fala sobre a dieta saudável na prevenção do câncer de mama em palestra na Santa Casa de Valinhos

Imagem de Chamada

A nutricionista do Grupo Rosa e Amor, Ester Januário, proferiu uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, sob o ponto de vista da nutrição, para os funcionários da Santa Casa de Valinhos. A palestra aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, dentro da programação do “Outubro Rosa” da irmandade, e contou com um grande número de mulheres.
O papel da alimentação saudável e funcional na prevenção do câncer de mama foi o tema abordado por Ester, uma vez que, já se sabe que, adotando um estilo de vida saudável pode-se reduzir em 30% os casos de câncer. Uma alimentação balanceada e rica em micronutrientes pode contribuir para o combate aos radicais livres, minimizando as chances de vir a desenvolver a doença.
De acordo acordo com a nutricionista, deve-se evitar alimentos industrializados, ricos em aditivos, gorduras e açúcar; carnes processadas como presunto, salsicha, mortadela, etc;  gorduras trans e saturadas; e ainda deve-se reduzir o consumo de carnes vermelhas.
A base da alimentação, segundo Ester, devem ser os alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, sementes e nozes, que protegem e fortalecem as defesas de nosso corpo, ajudando o intestino a funcionar bem, combatendo os radicais livres.
A nutricionista também abordou a questão dos alimentos funcionais no combate ao câncer de mama, destacando alguns que ajudam a prevenir e combater a doença, tais como peixes, ricos em ômega 3, como sardinha, atum, salmão; frutas de coloração vermelha, como morango e melancia; frutas e vegetais de coloração alaranjada, como cenoura e abóbora; gorduras boas como azeite de oliva e abacate; couve flor, repolho e brócolis; alho, cebola, salsa, açafrão; soja, cúrcuma, castanhas, sementes de chia e linhaça.
O câncer de mama constitui-se no mais frequente tipo de câncer maligno entre as mulheres, segundo dados do Instituto nacional do Câncer (INCA). Entre os fatores de risco, 5% dos casos apenas se relacionam a fatores genéticos. Os outros 95% ocorrem devido a interações entre os genes e o ambiente, dieta e estilo de vida.

Membership